História da Fórmula Renault

CAMPEONATO ENCERRADO NO FINAL DE 2006 - CONTINUA A COPA RENAULT CLIO

A Fórmula Renault estreou no Brasil em 2002, com um calendário de 10 etapas. Com carros rigorosamente iguais aos das séries irmãos disputadas nos principais centros automobilísticos da Europa, como Inglaterra, Itália, Alemanha e França. São produzidos pela fábrica italiana Tatus, com motores do Clio RS de 4 cilindros e 16 válvulas, câmbio seqüencial de seis marchas e pneus Michelin.

Para os promotores Pedro Paulo Diniz e André Ribeiro, o fortalecimento do esporte no país passa obrigatoriamente pelo fortalecimento das equipes. Desta forma, são as equipes que tiveram o direito de adquirir os carros da Fórmula Renault Brasil e concorrem, além do campeonato técnico, ao campeonato de organização e imagem. O piloto campeão recebe R$ 10.000,00 e a participação em um campeonato de Fórmula Renault na Europa, desde que tenha menos de 21 anos.

Em 2003, juntamente com a Copa Clio, recebeu a denominação de Renault Speed Show by TIM. A categoria ganhou mais duas provas, sendo duas etapas em rodada dupla, e o grid passou de 30 para 31 carros.