RIVALIDADES NA FÓRMULA 1
0
1967 - Clark x Hill 1976/77 - Hunt x Mass 1980/81 - Reuteman x Jones 1981/82 - Prost x Arnoux 1981/82 - Villeneuve x Pironi
1967 1976 - 1977 1980 - 1981 1981 - 1982 1981 - 1982
1986/87 - Mansell x Piquet 1988/89 - Senna x Prost 1990 - Prost x Mansell 2005/06 - Raikkonen x Montoya 2007 - Alonso x Hamilton
1986 - 1987 1988 - 1989 1990 2005 - 2006 2007

Clark (GBR) x Hill (GBR) - Lotus

AFP

Os campeões mundiais dividiram o cockpit na equipe Lotus. Questionado se estava se divertindo ao lado do inglês Graham Hill (foto), Jimmy Clark desabafou: "não estou. Ele é meu companheiro". Correndo lado a lado, ambos se deram mal e viram o título ficar com o neozelandês Denis Hulme. No ano seguinte, Clark morreu em um acidente e Hill faturou com a Lotus o segundo e último título mundial.

 

 

 

TOPO


Hunt (GBR) x Mass (ALE) - McLaren

AFP

Os dois nunca foram grandes amigos. Campeão mundial em 1976, James Hunt (foto) se referia ao parceiro como "Hermann, o Alemão" e a tensão entre os dois cresceu após um incidente no GP do Canadá de 1977, quando Hunt daria uma volta no alemão, mas ambos se chocaram e o inglês foi parar nas barreiras, abandonando a prova. Irritado, Hunt ficou próximo da pista e mostrava o punho a cada passagem de Joachen Mass. Em seguida, o britânico agrediu um fiscal e acabou multado.

 

 

TOPO


Reuteman (ARG) x Jones (AUS) - Williams

AFP

Na Williams, o argentino Reuteman (foto) e o australiano Jones nunca foram grandes amigos. Campeão em 1980, Jones culpa o "parceiro" por ter comprometido as suas chances na briga pelo título de 1981 com o brasileiro Nelson Piquet.

 

 

 

 

 

TOPO


Prost (FRA) x Arnoux (FRA) - Renault

AFP

Correndo por uma equipe francesa, a dupla do país não formou a parceria dos sonhos. René Arnoux se recusava a ajudar o promissor Alain Prost (foto) e chegou a vencer o GP da França de 1982, quando não permitiu a ultrapassagem do parceiro. No ano seguinte, o piloto trocou a Renault pela Ferrari.

 

 

 

 

TOPO


Villeneuve (CAN) x Pironi (FRA) - Ferrari

foto

No GP de Ímola, Gilles Villeneuve (foto) e Didier Pironi tinham a corrida sob controle no final e o canadense estava à frente. A Ferrari pediu para que ambos não corressem riscos disputando a posição. Gilles relaxou e Pironi aproveitou para ultrapassar o companheiro e vencer a corrida. Villeneuve jurou que não iria mais falar com o francês e não falou. O canadense morreu semanas depois em um acidente na pista belga de Zolder.

 

 

 

TOPO


Mansell (GBR) x Piquet (BRA) - Williams

AFP

Bicampeão mundial pela Brabham, Nelson Piquet (foto) chegou com moral à Williams, mas encontrou um forte rival, o "leão" Nigel Mansell. Ambos tiraram tantos entre si que permitiram Alain Prost de ser campeão com a McLaren em 1986. Na temporada seguinte, Piquet foi mais consistente e levou o título pela terceira vez na carreira. Mansell foi impedido de correr as duas provas finais após sofrer um forte acidente. Fora das pistas, ambos nunca foram amigos e Piquet, para tentar desestabilizar o companheiro, disse que Mansell "gostava de mulher feia".

 

 

TOPO


Senna (BRA) x Prost (FRA) - McLaren

AFP

Ayrton Senna e Alain Prost tiveram uma das rivalidades mais acirradas da história da F-1. Após perder o título em 1988, o francês reclamou de tratamento preferencial a Senna na McLaren e acertou com a Ferrari, mas antes os dois brigaram por mais um título e o francês levou a melhor desta vez. No GP do Japão, Senna estava em segundo e precisava ultrapassar Prost para se manter na disputa pelo título, porém o francês provocou o contato entre os dois carros na tentativa de Senna passar no fim da chicane. O brasileiro, com o bico quebrado, seguiu na prova e completou na frente, mas acabou desclassificado. No ano seguinte, em equipes diferentes, foi a vez de Senna provocar o acidente, em Suzuka, e levar o título.

TOPO


Prost (FRA) x Mansell (GBR) - Ferrari

AFP

Após deixar a McLaren em razão do desgaste da relação com Ayrton Senna, Alain Prost voltou a enfrentar um ambiente pesado na Ferrari, que tinha como outro piloto Nigel Mansell (foto). O piloto inglês reclamava de um suposto favorecimento a Prost e o paddock da Ferrari era um dos mais conturbados daquela temporada.

 

 

 

 

TOPO


Raikkonen (FIN) x Montoya (COL) - McLaren

AFP

Com a "dupla dos sonhos", a McLaren esperava voltar a conquistar títulos. No entanto, Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya nunca foram "amigos" e tiravam ponto um do outro, permitindo que a Renault conquistasse com tranqüilidade o título com o espanhol Fernando Alonso, em 2005. Na temporada seguinte, Montoya (foto) acertou com a Chip Ganassi para correr a partir de 2007 na Nascar. A McLaren aproveitou e fez uma "rescisão amigável" para que o colombiano não precisasse correr as provas restantes daquele ano.

 

 

TOPO


Alonso (ESP) x Hamilton (GBR) - McLaren

AP

A McLaren relembrou os tempos de Senna e Prost com os "geniosos" Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Segundo Ron Dennis, era mais fácil controlar a dupla dos anos 80 por não haver Internet. O ápice da rivalidade aconteceu no GP da Hungria, onde o espanhol foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por, segundo a FIA, ter forçado propositadamente ficar alguns segundos a mais no box e impedir que o companheiro tivesse nova chance de fazer uma volta rápida. Na ocasião, Hamilton, irritado, chegou a xingar pelo rádio o chefe de equipe da escuderia inglesa.

 

TOPO